Quantas vezes oramos, suplicamos e não temos resposta de Deus???
Será que Deus não está ouvindo a nossa oração??? Será que Deus se tornou insensível a nossa súplica??? Ou será que precisamos aprender algo enquanto esperamos o tão esperado agir de Deus???
Em Marcos no capítulo 5 tem um relato que nos faz enxergar o porque da “demora” de Deus.
"Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para Ele grande multidão; e Ele estava junto do mar. Eis que se chega a Ele um dos principais da sinagoga, por nome Jairo,e,vendo-o, prostra-se aos seus pés, e insistentemente lhe suplica: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. E Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia,comprimindo-o... Falava ele ainda quando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente" (Marcos 5:21 a 24 e 35, 36).
Esse é Jairo, Chefe da Sinagoga, homem rico, inteligente e poderoso... Aparentemente feliz, usava roupas caras, tinha a melhor casa da região, uma boa família, comia bem, enfim... um homem de sucesso... mas... Jairo não era feliz...
A nossa sociedade é cheia de preconceitos e nos ensina a esconder nossos verdadeiros sentimentos. Podemos estar vivendo um drama terrível, mas não temos coragem de contá-lo a ninguém.
Quem gosta de ficar perto de uma pessoa derrotada, com problemas e que precisa de ajuda?????
Então, por isso, escondemos os nossos problemas e quando alguém nos pergunta se está tudo bem, mesmo desempregado, mesmo com problemas na família, mesmo com problemas no trabalho... Mesmo assim, respondemos: - Tudo bem!!!!
Se Jairo tivesse vivido no Brasil, e se lhe perguntássemos: - Jairo, tudo bem?
Ele responderia: - Tudo bem!
Mas como assim??? Tudo bem ??? Ele estava com um problema terrível.
Por trás de todos aqueles adjetivos, Jairo tinha um problema:
UMA FILHA ENFERMA.
Como ele era rico, eu acredito que antes de procurar Jesus, Jairo já tinha procurado os melhores médicos e os melhores recursos, mas somente depois de sua filha ser desenganada foi que Jairo resolveu procurar Jesus...
Ele ouvia dizer que leprosos eram levados a Jesus e eram curados. Cegos enxergavam. Paralíticos de nascença começavam a andar. Prostitutas e ladrões eram levados a Jesus; e com amor, lhes transformava e lhes devolvia a dignidade.
E Jairo ouvindo sobre todas essas maravilhas, tomou a decisão de procurar Jesus...
A partir daí, surge outro problema... Como Jairo ia atrás Jesus, se Ele era o poderoso chefe da sinagoga??? Como ele ia andar atrás de Jesus, se quem andava atrás dele eram só os cegos, paralíticos, leprosos, bêbados, viciados, homossexuais, ladrões, prostitutas, gente perdida, gente pobre e miserável, aqueles que eram rejeitados pela sociedade??? Como ele, o grande Jairo, o grande empresário, o líder político e religioso, famoso, cujo nome aparecia nas manchetes dos jornais, rico, inteligente, podia se juntar com a plebe, procurando ajuda?
É... Esse também pode ser o problema de muita gente hoje. Tudo bem que pessoas simples procurem Jesus, mas um doutor? Tudo bem que a plebe siga a Jesus, mas como um homem rico e poderoso pode acreditar que Jesus seja capaz de fazer um milagre em sua vida?
Existem hoje homens e mulheres vazios, que choram e sangram por dentro, mas não têm coragem de pedir ajuda. Perdem noites de sono se virando na cama de um lado para outro sem dormir. Precisam de Jesus como qualquer pobre ser humano, mas temem o que os outros vão dizer.
Precisamos tirar a máscara da insensibilidade... de pessoas duras... que nunca choram, que nunca se emocionam... Queremos mostrar que somos fortes para que ninguém nos machuque. Só que por dentro vivemos machucados. Precisamos de auxílio, de ajuda, de salvação, mas não temos coragem de pedir ajuda.
E com Jairo não foi diferente, enquanto pôde, resistiu, mas no momento em que sua filhinha começou a entrar em coma, ele não aguentou mais e deixou de lado o seu orgulho, seu poder, sua fama e sua cultura. Sua filha estava morrendo. Não podia mais ficar na insensibilidade; tinha que se entregar, tinha que se render, tinha que se humilhar aos pés do único capaz de resolver os problemas humanos.
Enfim, tudo estava certo, Jairo reconheceu que precisava de ajuda e correu aos pés de Jesus... mas ainda tinha outro problema... Ele era chefe da Sinagoga e gostava de mandar em todo mundo...
Preste atenção no pedido de Jairo quando caiu de joelhos aos pés de Jesus... "E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda, rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva" (Marcos 5:23).
Jairo não pediu ajuda a Jesus... Jairo deu a Jesus as coordenadas de como Ele deveria fazer para que sua filhinha ficasse curada... Jairo caiu de joelhos diante de Jesus e tentou dizer a Ele como é que Ele deveria agir.
Isso é muito sério... Porque nós também fazemos a mesma coisa hoje. Mostramos o problema para Jesus e em seguida, mostramos a solução... Como se Jesus precisasse das nossas coordenadas de como Ele deve agir... Precisamos desesperadamente de Jesus, mas não temos humildade suficiente para aceitar o plano dEle para nossa vida.
Por que somos assim? Pedimos ajuda de Deus, nos ajoelhamos diante dEle, mas queremos que Ele faça as coisas do nosso jeito e não como Ele acha que é melhor.
Jesus podia olhar para Jairo e dizer: - Vai embora daqui. Quem você acha que é? Só porque você se ajoelhou pensa que pode mandar em mim? Só que Jesus não faz isso. Jesus tentou ajudar a Jairo e vai tentar nos ajudar também. Jesus foi com Jairo, sem discutir, sem pressa. Enquanto andava, atendia as necessidades dos que encontrava em seu caminho (Inclusive a mulher do fluxo de sangue).
Queridos, quando Deus demora a responder nossa oração, é porque Ele está querendo nos ensinar alguma outra lição. Jairo tinha que aprender que o homem não pode dirigir a Deus. Tinha que aprender que o homem tem que colocar sua vida nas mãos de Deus, e ser dirigido por Ele. Foi por isso que Jesus demorou.
Então chegaram os servos da casa de Jairo dizendo: - Jairo não molestes mais o Mestre, a tua filha já morreu.
Foi aí que Jairo se entregou, quando lhe disseram que sua filha morreu, aquele homem se rendeu, se abandonou. E só então, quando ele parou de querer mandar, Jesus se aproximou dele e disse: - Jairo, vamos para casa.
Preste atenção, até aquele momento era Jairo que estava tomando Jesus pela mão e querendo levá-lo. A partir desse momento foi Jesus que tomou Jairo pela mão, e o levou por onde Jesus quis.
Isto é cristianismo. Cristianismo não é tomar Jesus e levar Jesus por onde a gente quer, cristianismo não é ajustar a Bíblia a nossa maneira de pensar. Cristianismo é ajustar a nossa vida e a nossa maneira de pensar ao que está escrito na Bíblia. Esta é, talvez, a maior lição que nós cristãos temos que aprender, e se para isto Deus tiver que demorar sua resposta aos nossos clamores, Ele o fará. Se para aprender esta grande lição, tivermos que chorar, não é problema, Deus vai permitir que choremos; se tivermos que falir em nossos negócios, não é problema, Ele vai permitir que cheguemos lá no fundo do poço, com o propósito de nos lembrar que o cristianismo não é dirigir a Deus, mas ser dirigido por Ele.
Jairo saiu de casa aquele dia atrás de UMA CURA... e trouxe para casa UMA RESSURREIÇÃO. Ô glória a Deus!!!!!
O que Deus tem para nós sempre é maior do que estamos pedindo. Se vc tem pedido algo a Deus e percebe que está demorando, saiba que algo Deus quer te ensinar.
Deixe que Jesus segure em suas mãos e diga para vc: - Vamos para casa
Deixe que Jesus te guie e te dê a direção certa...
E nunca se esqueça... O que Deus tem preparado pra vc é ainda maior do que vc imagina....
Extraído de uma mensagem do Pr. Alejandro Bullón